quinta-feira, 13 de maio de 2010

O Veleiro utilizado nesta Aventura - Atoll 23 - Ficha Técnica do Bichinho


Adquiri este Atoll 23 ( Sdruvs ) no Veleiros do Sul em Porto Alegre em nov-2003, depois de vender uma pequena gráfica que possuia. No Natal-2003 zarpei com ele para esta Aventura. Nesta época era sócio-proprietário da BAÚ NÁUTICO junto com o falecido Paulo Fontela, grande amigo que deixou saudades, e vivia entre outras coisas da venda de equipamentos nauticos  usados e da compra e venda de motores de popa e embarcações. Logo que retornei desta Travessia o vendi para um Brother que o levou para o Jangadeiros, também em Porto Alegre. Resumindo fiquei pouco menos de um ano com este valente e saudoso veleiro. Para o sul o seu calado era um pouco grande, mas nada que impedisse de velejar por todo o MAR DE DENTRO, com seus inúmeros bancos de areia e a pouca profundidade média. Na minha modesta opinião o veleiro é muito valente e seguro, mesmo para a navegação na costa Brasileira. Depois de ver inúmeros Europeus chegarem na costa Brasileira e Caribe com veleiros de 6,5 a 8 metros vejo que temos muito ainda a aprender com estes Cruzeiristas. Muita gente deixa de velejar grandes distancias com estes valentes veleirinhos por achar que são pequenos e inseguros, o que não na minha opinião não é verdade. Hoje para mim é bem claro - Não é o tamanho do veleiro que da a segurança e sim a sua robustez, estabilidade e navegabilidade.

7 comentários:

  1. Tendo em vista os elogios ao Atoll 23 aqui na internet, comprei um baratinho e caidinho. Por falta de cabos e ferragens, não dava para velejar, somente motorar. Moro no Rio e fui busca-lo em Paraty. Convoquei minha filha de 11 anos para viajar por mar de Paraty a Ibicui, 43 milhas nauticas. Tinhamos compromisso com horário e partimos às 16 horas e fizemos a maior parte da viagem à noite. Pegamos mar grosso e ventos de adernar o barco em arvore seca. O barco avançava dando total sensação de segurança. Fundeamos em nosso destino às 05:10 horas. Esta foi a maior aventura nautica que tive nos meus 64 anos de vida e a primeira da minha filha. A viagem nos trouxe uma sensação de orgulho pela aventura e de paixão e gratidão ao valente veleirinho. Atualmente está sob reforma e já o tenho como membro da familia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala meu Guri!!! Parabéns pela coragem e ousadia . É assim mesmo que se forma a nossa cultura náutica. Planejar e arrojar-se é fundamental. Eu tive a feliz oportunidade de ser proprietário de um Atoll 23 que é realmente um barquinho pequeno mas muito valente mesmo. Espero que vc continue se desafiando e conta comigo para divulgar e trocar experiências através do Blog ok.

      abraços,

      Luciano Zinn
      www.ribeiraadventureclub.blogspot.com
      041 83 9691.6009 tim

      Excluir
    2. Olá, esto comprando um atoll 23 e vou precizar da ajuda de vcs para fazer algum reparo ok. Abraços.

      Excluir
  2. Tb tenho muita vontade de adquirir um veleiro deste, pelo seu baixo custo e facil manutençao. Minhas idéia e correr a costa do Brasil de Paraty ao nordeste. só nao sei se ele seria suficientemente seguro para participar de uma refeno e ir ate Noronha.

    ResponderExcluir
  3. fala meu guri beleza, então vc pode entrar em contato comigo pelo meu facebook ( luciano zinn) por email: lucianozinn@@hotmail.com ou ainda pelo fone 083 9691.6009 tim ok, estou ao sei inteiro dispor , abraços

    ResponderExcluir
  4. Sou o anônimo que comprou um Atoll caidinho em Paraty. Depois de reformado tenho me divertido muito com ele.
    O Atoll 23 é seguro para os mares brasileiros, mas por seu tamanho, talvez não ofereça conforto em travessias mais longas. Em mar mais picado o barquinho corcoveia muito e minha esposa enjoa, mas nunca ocorreu de ondas invadirem o convés. sempre transmitiu segurança, mesmo em ventos com fortes rajadas. Se a tripulação não cair no mar com os balanços, não tem risco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala meu Guri!!! Então o Atoll realmente é um barquinho muito valente e se for devidamente feita uma boa revisão sendo adaptado um leme de vento ou um piloto automático pode=se fazer grandes cruzeiros com ele simmmmm.
      abraços,

      Luciano Zinn
      083 9 9805.6105 zap

      Excluir