domingo, 6 de junho de 2010

Velejando no Realidade - De Canto Grande ( Bombinhas-SC) a Porto Belo-SC

Na manhã do dia 16.07.05, deixamos a tranquilidade do Canto Grande rumo a enseada de Caixa D´Aço em Porto Belo.Quando dobramos em direção a Ilha das Galés ouvimos no rádio um alerta de tempestade força 7 de N-NW atingindo a zona Alfa ao sul de 24graus. Decidimos acelerar o Realidade ao máximo para evitar enfrentar ventos fortes justamente de proa. Com motor e mestra navegamos em direção a últimas das pontas antes de seguir em rumo mais favoravel onde conseguimos velejar com G3 e Mestra em direção a Porto Belo. Por sorte não enfrentamos vento forte e ancoramos em frente a uma marina na entrada de Porto Belo com intenção de buscar um amigo argentino que vivia por lá. Como não o encontramos, navegamos para a Enseada de Caixa D`Aço que é bem mais abrigado. Normalmente quando esta para entrar um frente fria os ventos rondam para N-NW e só depois entram os ventos de SW, S ou SE característicos da frentes. Estavamos ansiosos por ventos do quadrante sul para podermos navegar mais tranquilos para o norte, mas ao mesmo tempo não tinhamos barco para enfrentar uma frente muito forte. Ontem completei um mês desde que lancei o Livro MIL MILHAS COM O SDRVUS e pelos meus calculos vendi 85 livros. Nada mal para um escritor-novato, que tinha largado tudo para tentar viver no mar. Em uma semana, desde que zarpamos de Imbituba-SC, fizemos apenas um grau de latitude e a previsão de chegada em Boipeba-BA é entre setembro ou outubro. As 04:00 horas do outro dia, a frente fria nos alcançou aqui no Caixa D´Aço, com fortes ventos de N-NW e  um barulho um tanto assustador. O barco jogava para todo lado e o bote batia a cada tanto contra o casco aumentando o ruido ainda mais. Muitos barcos começaram a garrar . Haviam vários pesqueiros grandes abrigados por aqui demostrando que a coisa não era pequena. Só nos restava aguardar o pior passar para seguir para o proximo destino: Balneario Camboriu-SC.